31 de jul de 2007

Artigo para 3º ano - Diferença entre Seminário, Conferência, Congresso, etc...

Conferência
: É uma apresentação de um especialista em determinado assunto. Normalmente, ele faz sozinho a palestra. Não precisa haver debate.

Congresso
: É um conjunto de palestras e sessões plenárias. Pressupõe a participação de públicos com formação diferenciada. Um congresso sobre gestão de empresa pode reunir alunos, professores e executivos. Em geral, há uma discussão aberta entre a platéia e o palestrante. Tudo o que acontece no congresso é, geralmente, gravado e transformado num documento final. Há também uma programação social paralela.

Convenção
: Funciona como um congresso, mas o público é diferente. Na convenção, há uma ligação entre os participantes. Eles se envolvem nas atividades. Por exemplo: uma convenção da área comercial de uma empresa reúne só os vendedores.

Debate
: É uma discussão entre dois ou mais oradores que defendem opiniões divergentes. Em geral, é uma discussão mais emocional. O público pode ou não participar. Um mediador dita as regras e faz com que os oradores as cumpram. Exemplo: debate político.

Fórum
: É uma reunião menos formal em que há um livre debate de idéias com interação maior entre palestrante e público. Exemplo: um fórum sobre meio ambiente pode reunir representantes dos sindicatos, da vigilância sanitária e dos governos federal e estadual.

Painel
: Os temas abordados nesse evento não são uniformes. Um exemplo seria um painel sobre a empresa do terceiro milênio com a presença de profissionais de várias áreas para falar sobre mudança no trato com o cliente, condições de trabalho e soluções tecnológicas.

Seminário
: Encontro de especialistas em um assunto específico. Eles apresentam um estudo sobre o tema e depois debatem com a platéia, que tem quase o mesmo nível de conhecimento que os palestrantes. O moderador deve ser um especialista e pode participar fazendo perguntas.

Simpósio
: Tem as mesmas características de um seminário, mas o moderador não interfere. Nesse caso ele não precisa ser um especialista.

Workshop
: É um treinamento, em que há discussões de casos práticos e participação intensa do público. Portanto, deve ser feito em grupos pequenos. É utilizado para aprofundar um tema.

9 comentários:

  1. Obrigado. Só assim aprendo as diferenças. Explicou de forma simples, didática e clara.
    João Nova.

    ResponderExcluir
  2. Simples e prático

    ResponderExcluir
  3. Douglas Satilio de Souza28/03/10 09:03

    Adorei a explicação, mais por favor preciso muito saber qual o limite máximo de tempo que cada uma dessas modalidades pode levar? Obrigado

    ResponderExcluir
  4. Resposta para Douglas..Ola!....olha o limite máximo de tempo para cada modalidade é difícil de prever...pois tudo depende dos recursos audio-visuais que a pessoa ou a empresa dispõe, do público, do local e dos proprios palestrantes que trabalharão individualmente ou não..sem contar ocm os temas abordados, dinamicas que poderão ocorrer....Esse acordo de tempo deve ser visto antes de optar por um ou por outro sistema, diretamente com os envolvidos. Nao saberia te dizer o certo. Sinto muito, mas se disser o tempo de cada um posso estar lhe dando uma informação incoerente... ....Mas muito obrigado pela sua participaçao em meu blog....

    ResponderExcluir
  5. Obrigada pro.

    Também sou professora, de outra área e tinha dificuldade.

    Valeu por uma aula mesmo.

    Carolina

    ResponderExcluir
  6. Obrigado pelas informações!

    Ronaldo.

    ResponderExcluir
  7. Lisandra Durans15/11/10 12:18

    Paranbens pela explicação. Me foi mt util

    ResponderExcluir
  8. muito bom me ajudou muito ...

    ResponderExcluir
  9. faltou só a fonte, mas foi de grande valia

    ResponderExcluir