20 de jun de 2007

2º ano - Perguntas mais frequentes na Entrevista de Emprego


Quem é você?

Fale-me sobre sua vida, profissão e família
Diga apenas o que for relevante: nome, idade, formação, cite empresas para quais já trabalhou ou se está buscando o 1º emprego. Vida familiar: resuma: solteiro, uma irmã ou casado e o nº de filhos. Demonstrar estabilidade profissional. Ex.: metas, objetivos pró-ativo. Habilidades, etc...

O que levou você a procurar esta vaga?
Jamais diga que pelo fato de estar desempregado esta aceitado qualquer vaga! Mostre interesse e que tem um plano pessoal.

Por quê você quer trabalhar conosco?
É imprescindível demonstrar que você é o candidato ideal para esta vaga. Fale sobre seus reais interesses em trabalhar na empresa, comente o que você observou da empresa e sua atuação no mercado. (se destacará dos demais entrevistados).

Por que deveríamos contratá-lo?
Fale dos pontos fortes sem passar presunção e de como você pode contribuir para o trabalho da empresa. Fale sobre seu planejamento, sua carreira, saiba o que quer e o que tem de fazer para conseguí-lo. Objetivos realistas, claros e mensuráveis. Deve dizer como seus planos de carreira podem auxiliar a empresa que lhe está contratando o promovendo.

Quais foram os resultados mais importantes em sua carreira?
Ninguém quer saber dos prêmios que ganhou, querem saber dos resultados profissionais efetivos que você obteve. Aqui é necessário você saber:
• Como lidar com a crise.
• A sua capacidade de resolver problemas.
• Como você avalia desempenhos de indivíduos.

Quanto você quer ganhar?
Essa é uma das mais complicadas e difíceis de serem respondidas.Importante frisar que gostaria de ganhar de acordo com o mercado de trabalho, e que para situar o selecionador quanto ao perfil você pode indicar sua faixa atual. Ressalte que você é flexível quanto a questão e devolva a pergunta questionando sobre a faixa salarial do cargo em discussão.


Porque você acha que será útil em nossa organização?
Aproveite esta pergunta para vender suas principais qualificações, pois para empresa o mais importante é avaliar se você será capaz de trazer lucros. É recomendado indicar resultados obtidos nas empresas em que atuou e que você tem muito a contribuir com a organização. Demonstre entusiasmo e muita forma de vontade, já que estas características são muito desejadas pelos empregadores.


Por que saiu ou quer sair da empresa em que está atualmente?
A resposta a esta pergunta dependerá muito do verdadeiro motivo que fez com que o candidato deixasse a empresa anterior. No caso de demissão, será necessário dizer a verdade, uma vez que as referencias serão verificadas. Caso a demissão seja referente uma diminuição de custos ou uma reestruturação na empresa, não será vista de maneira muito negativa, pois demonstra que a saída não esteve diretamente relacionada ao desempenho profissional, neste caso será adequado citar o número de funcionários demitidos no mesmo período, assim dará maior credibilidade ao discurso. Mencione informações que demonstre o bom desempenho profissional do período além de falar por busca de melhores oportunidades. É importante deixar claro que você sabe o que quer e que tem um plano de carreira definido e como não viu mais possibilidades de desenvolvimento profissional na organização, você traçou como estratégia a busca de uma nova oportunidade.