27 de jun de 2007

Etiqueta na entrevista de Emprego




Como se vestir ?





Além da discrição pessoal, não há nenhuma regra básica ou consenso sobre como se vestir para uma entrevista de emprego. O fundamental é o bom-senso, já que não há um tipo único de roupas que funcione bem para todas as entrevistas. Cada empresa trabalha de uma maneira e espera coisas específicas de seus funcionários. Se você já conhece a empresa que pretende entrevistá-lo, uma boa dica é observar a entrada e saída dos funcionários para saber qual o estilo adotado por eles.
A sugestão é que se a pessoa não conhece o local e não tem idéia de como é o ambiente de trabalho, prefira o básico, tanto na modelagem quanto nas cores, para evitar qualquer impacto negativo. Mas seja sempre você mesmo. Não tente inventar uma imagem para agradar os outros,porque, em pouco tempo, ela irá se mostrar inadequada ao se contrapor à sua naturalidade.
É importante lembrar que a entrevista é uma ocasião formal, que merece um mínimo de cerimônia. O mais indicado é optar por uma produção familiar com um toque tradicional, para marcar sua presença de uma forma positiva.

Certo e errado de roupas

Para as mulheres



Decotes, transparÊncias, saias curtas, roupas justas e barriga de fora não combinam com uma entrevista de emprego. Não é indicado ousar demais.
A calça comprida ainda é ideal para entrevista porque permite mais mobilidade. Escolha um modelo de corte reto para combinar com uma camiseta clássica ou uma blusa bem discreta.
Se preferir as saias, obedeça à regra dos quatro dedos acima do joelho e despreze as fendas.
Usar um blazer, forma um visual mais clássico. Se ele for da mesma cor da calça ou saia, sua elegância será evidenciada.
Mesmo no verão evite os modelos florais e coloridos que conferem um ar sonhador e romântico, mas que podem comprometer sua determinação profissional.
Os acessórios devem ser discretos.
A maquiagem é fundamental, desde que seja leve, sutil e condizente com a cor de sua pele.
Cuide com os cabelos para que não fiquem caindo sobre seu rosto. Prenda-o para que não interfira em suas refeições e não seja preciso ficar jogando para trás o tempo todo.
No perfume, escolha uma lavanda ou uma colônia pós-banho.elas são mais sutis e normalmente não irritam o olfato de ninguém.
A lingerie, apesar de estar oculta, também é muito importante. Nada de mais desagradável do que uma alça de sutiã aparecendo ou uma calcinha que marca a peça de cima.

Para homens


· Prevalece o estilo tradicional e sério.
· Uma calça de corte clássico e uma boa camisa são suficientes na maioria dos casos.
· Se for necessário o uso de terno, prefira os clássicos e tons escuros, com camisas um pouco mais claras por baixo.
· Apesar do jeans ser aceito em muitos lugares, deixe para usá-lo após sua admissão e se a empresa permitir.
· Evite o tênis. Prefira sapatos básicos usados com meias da mesma cor.
· Não descuide da barba, nem dos cabelos, que para causarem boa impressão, devem estar bem cortados e curtos.
· Mesmo que você esteja procurando emprego de Office-boy, evite as calças amplas que deixam a cueca aparecendo. Podem até ser moda entre a moçada, mas deixam um ar displicente que não condiz com o perfil de um profissional no início de carreira.
· As camisetas longas e coloridas devem ser evitadas. Lembre-se sua imagem determina um estilo e, como a primeira impressão é a que fica, deixe para inovar em ocasiões mais oportunas.