31 de jul de 2007

Artigo para 3º ano - Diferença entre Seminário, Conferência, Congresso, etc...

Conferência
: É uma apresentação de um especialista em determinado assunto. Normalmente, ele faz sozinho a palestra. Não precisa haver debate.

Congresso
: É um conjunto de palestras e sessões plenárias. Pressupõe a participação de públicos com formação diferenciada. Um congresso sobre gestão de empresa pode reunir alunos, professores e executivos. Em geral, há uma discussão aberta entre a platéia e o palestrante. Tudo o que acontece no congresso é, geralmente, gravado e transformado num documento final. Há também uma programação social paralela.

Convenção
: Funciona como um congresso, mas o público é diferente. Na convenção, há uma ligação entre os participantes. Eles se envolvem nas atividades. Por exemplo: uma convenção da área comercial de uma empresa reúne só os vendedores.

Debate
: É uma discussão entre dois ou mais oradores que defendem opiniões divergentes. Em geral, é uma discussão mais emocional. O público pode ou não participar. Um mediador dita as regras e faz com que os oradores as cumpram. Exemplo: debate político.

Fórum
: É uma reunião menos formal em que há um livre debate de idéias com interação maior entre palestrante e público. Exemplo: um fórum sobre meio ambiente pode reunir representantes dos sindicatos, da vigilância sanitária e dos governos federal e estadual.

Painel
: Os temas abordados nesse evento não são uniformes. Um exemplo seria um painel sobre a empresa do terceiro milênio com a presença de profissionais de várias áreas para falar sobre mudança no trato com o cliente, condições de trabalho e soluções tecnológicas.

Seminário
: Encontro de especialistas em um assunto específico. Eles apresentam um estudo sobre o tema e depois debatem com a platéia, que tem quase o mesmo nível de conhecimento que os palestrantes. O moderador deve ser um especialista e pode participar fazendo perguntas.

Simpósio
: Tem as mesmas características de um seminário, mas o moderador não interfere. Nesse caso ele não precisa ser um especialista.

Workshop
: É um treinamento, em que há discussões de casos práticos e participação intensa do público. Portanto, deve ser feito em grupos pequenos. É utilizado para aprofundar um tema.